CULTURA EM FOCO



Domício faz parte do universo artístico e cultural de Samambaia!

Domício Chaves, nascido em Ararendá, interior do estado do Ceará está deixando sua marca e sua contribuição poética para a riqueza cultural de Samambaia, cidade que não tem apenas cheiro e gosto de Cultura. Samambaia também é terra de artistas natos, seja na pintura, na música, na poesia ou na arte em geral, e Domício faz parte do universo artístico e cultural de Samambaia!.
Poeta e filósofo ele tem à mão, a forte ferramenta da linguagem para expressar, por meio da poesia, a sua percepção do mundo, buscando dessa forma transcender do ser comum para o ser artístico. Dotado não somente de uma inteligência privilegiada, esse poeta também é um indivíduo atuante em sua comunidade, onde desenvolve atividades culturais que tem como função à agregação e o bem viver comunitário.
Para esse artista, não basta apenas criar poesias e deixá-las repousando no fundo de uma gaveta como um documento qualquer, é preciso interpretá-las de maneira clara e objetiva, para aproximar seu sentimento ao gosto do público. Seu trabalho mescla poesia com filosofia e o resultado é dos melhores. A poesia de Domício Chaves discorre sobre a diversidade dos sentimentos humanos enfatizando a solidão urbana e outras angústias contemporâneas, trabalho denominado por ele mesmo de “poesia existencialista”.
Domício Chaves é militante da cultura em geral, organizador social, promotor de debates literários, e mantém um projeto junto com a sua família (esposa e filhas), que trata de uma biblioteca comunitária, registrada como Biblioteca Livros de Garagem, e lá é desenvolvido um trabalho social por meio de roda de leitura com crianças e adolescentes, ação desenvolvida com leitura de textos literários com referência aos valores morais universais, produção textual e aulas de língua inglesa. O projeto tem como objetivo o despertar da criança para a realidade social, e a partir desse pressuposto, começar a formar sua própria visão do mundo com base em valores que possam unir o indivíduo e o coletivo.
Além de interpretar poesias autorais, Domicio Chaves interpreta também poesias de autores consagrados como Zé da Luz e outros.




Mais uma vez o Poeta Domicio Chaves e família  cultura. No dia 11/01/2012 recebeu vários grupos de artistas da cidade, o mesmo brindou a platéia com poesias de sua autoria e demais autores, as bandas DF-130-2, Sterefonia e uma banda surpresa mostraram que samambaia está bem representada no quesito qualidade sonora.



Amanhã, escolha da empresa que irá elaborar o projeto do Complexo Cultural Samambaia

Repórter: Élton Skartazini
Conforme publicado no Diário Oficial/DF de 14/05/2012, ocorre nessa quinta feira, 24/05/2012, apresentação das propostas das empresas de arquitetura e engenharia que atenderam ao ‘Aviso de Licitação’ para contratação dos serviços de confecção do projeto do Complexo Cultural Samambaia. Artistas, conselheiros de cultura, mídia e demais interessados estão CONVIDADOS a assistir esse processo licitatório histórico para o desenvolvimento artístico, cultural e turístico da região. PARTICIPE!
Iniciada em 16/09/2007, com a aclamação do Conselho Regional de Cultura, a luta pela implantação do Complexo Cultural Samambaia está cada vez mais próxima de se tornar uma memorável realidade. São quase cinco anos de reuniões quinzenais, seminários, conferências, acampamento e saraus complexos mensais, mobilizando agentes culturais e governamentais em favor da causa.
A área de 14.089 m² (EPU - QR 102, Conjunto 04, Lote 02), localizada no Centro Urbano, junto à estação do metrô Terminal Samambaia, foi designada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEDHAB/GDF em 20/12/2011, durante o ‘Acampamento Cultural’ realizado pelo Conselho de Cultura de Samambaia.
“Essa demanda da população é compromisso do governador Agnelo Queiroz e do vice Tadeu Filippelli, assumido na campanha de 2010. O Complexo Cultural Samambaia vai gerar desenvolvimento artístico, cultural e turístico na região, dando oportunidade profissional aos artistas e opções artísticas de qualidade à população, com impacto positivo na economia criativa”, argumenta o administrador Risomar Carvalho.



24 HORAS NO AR

Feliz Idéia!

Os artistas do DF, tantas vezes injustiçados,  agora terão vez de mostrar sua arte neste evento.

O Satélite 061 – 24 Horas no Ar é um festival de artes que será realizado entre os dias 01 e 02 de setembro de 2012 no Complexo Cultural da República, compreendendo o Museu da República e o Teatro Nacional, no Plano Piloto. O presente projeto foi desenvolvido pela Ossos do Ofício – Confraria das Artes e aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Contemplará diversos segmentos artísticos, como as artes plásticas, cênicas, a arte urbana, dentre outros com destaque para a programação musical. Terá um caráter também de formação, já que na sua programação haverá a presença de oficinas ligadas à prática artística de uma forma geral, abertas ao público e gratuitas, ministradas por produtores e artistas participantes do festival. No formato de “virada cultural”, terá uma programação estendida e ininterrupta por 24 horas, inaugurando essa modalidade de evento no Distrito Federal.

Fonte: http://tinyurl.com/7yz2zbt

  • A Conferência Regional de Cultura de Samambaia, ocorreu no dia 26/02/2011, das 13h às 19h, no colégio CCI. Nesse evento aconteceu a escolha dos Delegados e Conselheiros da Cidade.



Edição e Finalização: Ronald Marques