Brasília terá primeiro time de futsal Down

 Deputado Eduardo Pedrosa será padrinho do time

Pela primeira vez o Distrito Federal terá um time de futsal com pessoas com Síndrome de Down. A nova equipe vai treinar pelo menos uma vez por semana, no ginásio Poliesportivo do Cruzeiro. A presidente da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down, Cléo Lima, e a vice-presidente da associação DFDown, Silma Costa, convidaram o deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) para ser padrinho do time.


 “Fiquei muito feliz e honrado com o convite, pois sei que a prática do futsal e de esportes, é fundamental para inclusão e superação de preconceitos. Além disso, ajuda a amenizar problemas de saúde, como a obesidade, melhora a resistência cardiorrespiratória, diminui o risco de cardiopatia, reduz o colesterol e estimula o companheirismo, favorecendo as relações interpessoais. Nossos jogadores serão acompanhados por uma equipe de profissionais das áreas de educação física, fisioterapeutas e médicos”, conta o parlamentar.

 Eduardo explica que o apoio a formação de equipes de futsal Down faz parte de um projeto maior para a inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. O objetivo é trabalhar para criar condições para que outras cidades satélites tenham essa modalidade como ferramenta de inclusão.

 O Futsal Down no Brasil teve início em 2003 e faz parte da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais - CBDI. Atualmente existem no Brasil, aproximadamente 40 equipes de Futsal Down nos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. A Seleção Brasileira CBDI de Futsal Down foi criada em 2011 e é a atual Bicampeã Mundial da modalidade.

Fonte: tudooknoticias

Comentários